ANTROPOLOGIA - ÍNDIOS - AMBIENTE

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

ATIVIDADES TURÍSTICAS NAS TERRAS INDÍGENAS BRASILEIRAS Abordagem analítica e proposta de regulamentação

A partir dos anos de 1990, a propagação de que o ecoturismo seria uma das mais promissoras atividades econômicas mundiais tomou proporções no espaço territorial brasileiro de tal forma que atingiu as áreas protegidas, em especial as terras indígenas. Este fato vem exigindo reformulações tanto teórico-metodológicas em certas áreas disciplinares, quanto na esfera de elaboração de intervenções no modo como os novos arranjos socioculturais, políticos e ambientais são compreendidos sem que as suas especificidades sejam negligenciadas. São conjuntos de relações que acomodam, conflituosamente, distintos regimes de verdade, configurações institucionais e manifestações que implicam em novos desafios interpretativos e práticos. Neste cenário, a problemática apresentada nesta pesquisa é composta por dois temas discursivos que circulam no campo socioambiental, indigenista, político e cultural de maneira inter-relacionada: o ecoturismo e as terras indígenas brasileiras.
Esta investigação tem como proposta analisar a articulação desses dois temas em diferentes cenários no espaço pluriétnico nacional. De um lado, trata-se de discutir como as problemáticas do ecoturismo e do indigenismo foram relacionadas aos debates sobre as possíveis maneiras de serem adaptadas ao que se denomina ecoturismo nas terras indígenas desde o início dos anos 90 de século passado até o atual contexto da conjuntura sociopolítica brasileira. Por outro, analisar as representações a respeito do tema nos atuais debates sobre a formulação de políticas públicas, incluindo uma proposta de regulamentação capaz de dirimir as situações conflituosas.
A intenção foi demonstrar como certos impasses históricos, jurídicos e conceituais relacionados ao ecoturismo aparecem na arena política indigenista, ambiental e econômica como modelo de uma suposta inclusão social e incremento produtivo sustentável para os Povos Indígenas brasileiros.
Palavras-chave: turismo, ecoturismo, indigenismo, terras indígenas, atividades turísticas em terras indígenas, ecoturismo em terras indígenas, patrimônio cultural indígena, turismo sustentável, turismo cultural, turismo étnico, legislação indigenista, antropologia.

Link direto (Scribd|) trabalho na íntegra: http://bit.ly/r2bARX