ANTROPOLOGIA - ÍNDIOS - AMBIENTE

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A DELINQÜÊNCIA REVISITADA – a representação das instituições de proteção para os adolescentes reincidentes no ato infracional.

Neste trabalho, realizado em 2004, o antropólogo Gilberto da Silva apresenta uma análise interpretativa a respeito dos adolescentes reincidentes na autoria de ato infracional que cumprem medidas socioeducativas de internação sem possibilidades de atividades externas na FASE/RS (antiga Febem). Refere-se à representação que a instituição de proteção na sua vida cotidiana e egressa, além dos possíveis motivos para a reincidência.
Utilizando a técnica metodológica da observação participante associada ao realismo etnográfico buscou-se um detalhado levantamento de informações dentro de uma das unidades de internação
Num primeiro momento, aborda-se a vida pregressa do adolescente ao sistema socioeducativo. Em segundo lugar sobre as interações sociais que emergiram dentro das unidades de internação as quais ele esteve presente. Em terceiro, realiza-se uma avaliação sobre o cotidiano institucional, significados, rotinas e espaços dentro da instituição total. Na quarta parte do trabalho, ocorre uma abordagem sobre o período que recebeu progressão de medida para o meio aberto e suas relações e, finalmente, as motivações para a reincidência no ato infracional.

Palavras chave: adolescente, delinqüência, institucionalização, proteção, adaptação, socioeducativo, ato infracional, representação, interação social, Febem, crime, prisão, jovem.

Link direto do scribd: http://bit.ly/mUeIkM